quinta-feira, 26 de novembro de 2015


No total, 48 guardas passam pelo curso de capacitação para aprenderem a manusear espingarda calibre 12 e carabina calibre 38

A Guarda Municipal de Ponta Grossa, ligada à Secretaria de Cidadania e Segurança Pública, está capacitando seus agentes dos grupamentos operacionais com técnicas de manuseio e manutenção de espingarda calibre.12 e carabina .38. Quarenta e oito guardas municipais passam pelo treinamento, que começou nesta segunda-feira e segue até sexta-feira, das 8h às 17h, na Base Operacional da corporação, com aulas teóricas e práticas. O curso é ministrado por instrutores da Guarda Municipal de Curitiba e de São José dos Pinhais, capacitados pela Polícia Federal.

A diferença entre as armas em que os guardas municipais já são habilitados a usarem e a espingarda 2 e a carabina .38 é a precisão destas. Atualmente, apenas cinco guardas municipais estão capacitados mas, a partir do curso, outros 48 estarão habilitados também. O armamento pode ser usado com munições menos letais, e empregadas como controle de distúrbios civis – principal objetivo da GM em Ponta Grossa.

De acordo com o secretário de Cidadania e Segurança Pública, Ary Lovato, este curso é importante para que os guardas dos grupamentos operacionais aprimorem técnicas de tiro. “Sempre incentivamos nossos guardas municipais a participarem de cursos de capacitação, a buscarem novas experiências e técnicas que possam aprimorar os serviços desenvolvidos em Ponta Grossa”, diz Lovato.

Apesar de habilitada e constantemente capacitada para o uso de armas de fogo, a Guarda Municipal de Ponta Grossa, em 11 anos de existência, nunca disparou um único tiro. De acordo com Lovato, apesar do uso da arma ser liberado, os guardas municipais de Ponta Grossa são instruídos a evitar o seu uso. Antes de ingressar na corporação, os guardas recebem o treinamento de armamento e tiro. Paralelamente a isso, eles recebem acompanhamento psicológico sobre as condições e o modo de se utilizar a arma. Em situações tensas, os guardas são sempre orientados a manter o controle pessoal para resolver as questões de forma pacífica.

Informações da assessoria.

http://arede.info/ponta_grossa/guarda-municipal-realiza-cursos-para-uso-de-espingarda/

http://gcmsbo.blogspot.com.br/2015/11/guarda-municipal-realiza-cursos-para.html

0 comentários:

Postar um comentário

Faça um comentário

Constituição Federal:
Art. 1º / inciso IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vetado o anonimato;

O seu comentário é uma ferramenta importante para o aprimoramento deste blog. Porém, deverá seguir algumas regras:

1 - Fica vetado o anonimato;
2 - O comentário deverá ter relação com o assunto em questão.
3 - Não serão aceitos comentários que denigram o nome da corporação ou de seus integrantes.
4 - Comentários inapropriados serão retirados pelo editor do blog sem prévio aviso.

OBS.: Verificar Página Termos de Uso - Ao enviar o seu comentário, fica confirmado ter conhecimento da política de uso deste blog.

A equipe do Blog agradece !!!