terça-feira, 26 de novembro de 2013


25/11/13 - Por Dennis Guerra e Adriano Duarte: Hoje, após mais uma conversa, chegamos à algumas conclusões que poderiam ter uma certa relevância, principalmente se compartilhadas com você, caro leitor. Basicamente, o assunto consistia no debate sobre os conceitos de Segurança Urbana 


VEJA TAMBÉM: Entrevista Edsom Ortega e a Análise SWOT


e Policiamento Comunitário e na existência - ou não - de um choque entre esses mesmos conceitos. Analise conosco:

Segurança Urbana: conceito pelo qual o agente de segurança contribui com a segurança pública através do policiamento preventivo, melhor entendido neste contexto como Polícia de Posturas e Costumes. A Polícia de Posturas e Costumes teria um princípio de órgão fiscalizador, apegando-se principalmente no exercício do Poder de Polícia Administrativo.


Veja alguns exemplos abaixo:
Policiamento Comunitário: É a busca de soluções na área de segurança pública com enfoque na prevenção de delitos e uma maior proximidade com a comunidade atendida, gerando assim maior confiabilidade nos serviços prestados pela instituição e resultando em um relacionamento mais próximo com o cidadão. Caracteriza-se principalmente pela interação do agente com a comunidade - não apenas pela simples presença - como também por princípios educativos e projetos elaborados com participação dessa sociedade, que visam contribuir com a formação do futuro cidadão.


Saiba mais sobre o assunto:
Comunidade do Moinho atingida por incêndio em 2011
Relação com a comunidade - Foto: GCMF Roberta

Pois bem, se no conceito de Segurança Urbana, que ainda é muito recente para uma grande parcela da sociedade (e por que não dizer até mesmo obscuro) o foco principal recai sobre a fiscalização (poder coercitivo) e no Policiamento Comunitário o enfoque principal está na prevenção propriamente dita (através até mesmo da educação) - como diria o escritor Vitor Hugo “A educação de uma criança começa trinta anos antes do seu nascimento” - talvez teríamos aí um choque de conceitos?




SAIBA MAIS:


Como então prover o cidadão de uma maior sensação de segurança limitando-se a fiscalizar e esquecendo-se de preparar o futuro cidadão. Se não existe esse esquecimento, como então relacionar os dois conceitos? 



“A educação de uma criança começa trinta anos antes do seu nascimento” Vitor Hugo


DICA DE LEITURA: Manual de Policiamento Comunitário - NEV

Não, essa não é uma afirmação da impossibilidade dessa junção, e muito menos a pretensão de trazer respostas. Este texto traz uma única meta: fomentar o debate. Contribua conosco encaminhando o seu artigo para os e-mails blog.guerra@hotmail.com oublogdogcmduarte@gmail.com

Sobre os autores:


Dennis Guerra: Editor O Cão de Guarda Notícias

Brasileiro, 38 anos de idade, casado: Doze anos na Guarda Civil Metropolitana; dez anos na função de Motociclista; Cursando Gestão Específica. Cursos SENASP: Violência, Criminalidade e Prevenção; Capacitação em Educação para o Trânsito; Aspectos Jurídicos da Abordagem Policial e Uso diferenciado da Força. Outros: Táticas Operacionais Defensivas - CFSU; Escolta e Batedor com Motocicletas - PRF; Pilotagem Segura com Motocicletas CET; Pilotagem Defensiva Honda Indaiatuba Curso de Educador - CFSU.


Adriano Duarte: Editor Blog do GCM Duarte


Guarda Civil Metropolitano de São Paulo (SP) desde 15/05/2006, 37 anos, solteiro, Graduação Superior em Segurança Pública pela Universidade Braz Cubas; Curso de Extensão Universitária “Prevenção ao Uso Indevido de Drogas – Capacitação para Conselheiros e Lideranças Comunitárias” – Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; Curso de Táticas Operacionais Defensivas Sem o Uso de Arma de Fogo – CFSU/GCM; Uso Progressivo da Força - SENASP; Técnicas e Tecnologias Não Letais de Atuação Policial - SENASP; Polícia Comunitária - SENASP; Policiamento Orientado para o Problema - SENASP; Policiamento Comunitário Escolar - SENASP; Mediação de Conflitos 1 - SENASP; Mediação de Conflitos 2 - SENASP; Gerenciamento de Crises - SENASP; Aspectos Jurídicos da Abordagem Policial - SENASP; Sistemas e Gestão em Segurança Pública - SENASP; Uso da Informação na Gestão de Segurança Pública - SENASP; Ocorrências envolvendo Bombas e Explosivos - SENASP; Identificação de Armas de Fogo - SENASP; Crimes Ambientais - SENASP; Espanhol Básico 1 - SENASP; Direção Segura – Técnicas e Conceitos de Direção Defensiva - CET.

0 comentários:

Postar um comentário

Faça um comentário

Constituição Federal:
Art. 1º / inciso IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vetado o anonimato;

O seu comentário é uma ferramenta importante para o aprimoramento deste blog. Porém, deverá seguir algumas regras:

1 - Fica vetado o anonimato;
2 - O comentário deverá ter relação com o assunto em questão.
3 - Não serão aceitos comentários que denigram o nome da corporação ou de seus integrantes.
4 - Comentários inapropriados serão retirados pelo editor do blog sem prévio aviso.

OBS.: Verificar Página Termos de Uso - Ao enviar o seu comentário, fica confirmado ter conhecimento da política de uso deste blog.

A equipe do Blog agradece !!!